domingo, 17 de maio de 2009

Dia Mundial da Internet

7 comentários

Em 2005 a ONU elegeu o dia 17 de Maio como o dia Mundial da Internet. O Brasil comemorou a data pela primeira vez em 2007.

A internet surgiu durante a guerra fria com o objetivo de criar um canal de comunicação que não fosse centralizado e vulnerável no caso de um ataque nuclear. Já no Brasil, a Internet teve seu passo inicial em 1989, com a criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A RNP tinha o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional de âmbito acadêmico e disseminar o uso de redes no país. Paralelo a isso, a RNP dedicou-se à divulgação dos serviços Internet à comunidade acadêmica, estimulando a formação de uma consciência sobre a importância estratégica para o país. Em 1995, iniciou-se a abertura da Internet comercial nacionalmente e a RNP estendeu seus serviços de acesso a todos os setores da sociedade, oferecendo apoio à consolidação da Internet comercial no Brasil.

Na América Latina o Brasil é o 2º país conectado (atrás somente do Chile) e no mundo estamos em 59º lugar, atrás de países como Jamaica e Costa Rica, então quem pensa que estamos abafando em termos de acesso recomendo pesquisar um pouco mais. Além de ocuparmos uma posição medíocre no ranking mundial temos que depender de péssimos serviços prestados por péssimas empresas que são reguladas e fiscalizadas pela ANATEL (que é o mesmo que NADA).

Mas deixemos isso de lado somente hoje, parabéns internet.

7 comentários:

  1. Olá, Roni!

    Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer também o seu trabalho.

    Gostei muito do seu blog! Também trabalho na área de Informática e vi muitas dicas úteis por aqui.

    Quanto ao Dia Mundial da Internet, nem sabia que ele existia! Mas, não dá para imaginar como viveríamos hoje sem a internet - mesmo que a qualidade dela não seja das melhores.

    Um abraço e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Adelso, descobri por acaso na última quinta-feira sobre o dia mundial da internet enquanto pesquisava sobre SEO e outras coisas. Eu não trabalho com informática, o blog surgiu de uma idéia para não ficar analfabeto digital, ai para sempre manter o nlog atualizado precisarei correr atrás e estudar sobre novos temas, consequentemente tenho aprendido muita coisa. Parabéns pelo TD séries, sou viciado em seriados e já estou ligado lá

    ResponderExcluir
  3. Eu, analfabeta digital assumida, amei seu Blog, coletei informações uteis. Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita, o blog ainda tem muita coisa para ser postada. Inscreva-se para receber as atualizações

    ResponderExcluir
  5. obrigada por me seguir seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. oi gosto muito de informatica adorei seu blog beijos.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

Adaptado by Bruxx